Destinatários:
Docentes a lecionar o 1.º ano na Escola Básica Marquês de Marialva.

Contextualização:
Tendo em conta que a investigação científica em psicologia tem vindo a enfatizar a necessidade e a importância da intervenção com base na prevenção primária (com o objetivo de diminuir ou prevenir a ocorrência de problemas/disfuncionalidades), promovendo o bem-estar como determinante da qualidade de vida dos sujeitos e das organizações; que no caso particular da escola, cada vez mais observamos exemplos de boas práticas no que respeita a programas de promoção de bem-estar, com provas dadas no que respeita ao seu impacto no dia-a-dia de todos os intervenientes; que os resultados vão além do rendimento escolar, havendo reconhecimento de melhorias no que respeita ao comportamento, adoção de um estilo de vida mais saudável, aumento do bem-estar dos alunos, das famílias e da comunidade (Ordem dos Psicólogos Portugueses), propomos iniciar uma intervenção com base na Psicologia Positiva e nas premissas do Mindfulness – capacidade universal para prestar atenção ao momento presente com amabilidade e curiosidade, para escolher conscientemente um comportamento. Neste contexto surge a presente proposta de formação.

Objetivos:
– Apresentar o programa de intervenção AtentaMente, que surge no âmbito da prevenção primária, tem por base a Psicologia Positiva e as premissas do Mindfulness;
– Fundamentar e explicitar os benefícios deste tipo de intervenção;
– Dotar os professores de estratégias, técnicas promotoras da atenção concentração e de bem-estar.

Calendarização:
Dia 3 do mês de outubro, das 16.00h às 19.00h

Local:
Escola Básica de Cantanhede

Formador(es):
Professora Doutora Jacinta Paiva
Psicóloga Estagiária Rita Tomás
Mestre Maria de Lurdes Neto