Ação de Formação n.º 63 – 2017/2018_PD
Estou a crescer – Promoção de estilos de vida e ambiente escolar saudável (CCPFC/ACC – 88214/16)

Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50 horas (25 horas presenciais + 25 horas trabalho autónomo)
N.º de Créditos: 2,0
Formadora: Elsa Cristina Timóteo Feliciano (médica nutricionista na UCC Cantanhede)
Destinatários: Professores do 1.º Ciclo e Professores de Educação Especial
Local da Formação: Centro Escolar de Cantanhede

Inscrições:
Os professores interessados em frequentar esta ação de formação devem inscrever-se no CFAE Beira Mar, a partir do dia 21 de setembro, através do link https://goo.gl/forms/ZWNvhZvazUS4ncEn2.
Após confirmada a presença na turma (em função do número mínimo de 12 e o número máximo de 20 inscritos), o CFAE Beira Mar enviará por correio eletrónico uma ficha de inscrição pré-preenchida, a qual deve ser validada nos Serviços Administrativos da Escola do formando.A ficha, validada, deve ser entregue na 1.ª sessão de formação.

Critérios de seleção dos formandos:
1. Docentes de Unidades Orgânicas associadas do CFAE Beira Mar do concelho de Cantanhede;
2. Docentes de Unidades Orgânicas associadas do CFAE Beira Mar;
3. Docentes de Unidades Orgânicas não associadas do CFAE Beira Mar;
4. Ordem de inscrição.

Razões justificativas:
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Cantanhede (UCC) promove cuidados de saúde, está inserida no Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACES BM) e pertence ao Centro de Saúde de Cantanhede, abrangendo todo o concelho de Cantanhede.A UCC, tal como definida no Decreto-Lei nº 28/2008, tem uma atuação transversal a toda a área geográfica abrangida, em constante articulação com as Unidades de Saúde Familiar (USF), Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), Unidade de Saúde Pública (USP) e Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) em parceria com organizações da comunidade, grupos formais ou informais, Autarquias, Agrupamentos de Escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), empresas e demais recursos da comunidade.O projeto “Estou a crescer” surge para melhorar a literacia em saúde e a tomada de decisão responsável sobre estilos de vida saudáveis, elaborado de acordo com aos eixos estratégicos do Programa Nacional de Saúde Escolar (DGS,2015). Visa também capacitar os professores no desenvolvimento da educação para a saúde das crianças, incentivando ainda à participação dos pais/encarregados de educação no processo. A escola constitui um contexto privilegiado de aprendizagem formal sobre estilos de vida saudáveis.

Objetivos:
O curso permitirá capacitar os docentes para o desenvolvimento das suas aptidões no que concerne ao ensino de estilos de vida e ambiente escolar saudáveis, através de:- desenvolvimento de competências e de estratégias de intervenção pedagógica nestas áreas;- reflexão sobre estratégias promotoras de sinergias entre os atores do processo educativo, para a reconfiguração/inovação na abordagem dos temas.

Calendarização:
NOVA Calendarização

Metodologia de realização da ação:
– Discussão/reflexão em cada uma das sessões presenciais;
– Atividades de cariz prático, com o desenvolvimento de trabalhos e dinâmicas de grupo e participação em jogos cooperativos;
– Implementação de estratégias dinâmicas e interativas ao longo das sessões, como exemplos de práticas a utilizar em contexto escolar e familiar;
– Experimentação em sala de aula dos materiais produzidos não presenciais.
– Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas bem como a sua utilidade pedagógica.

Regime de avaliação dos formandos:
* Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais
* 1. Participação (oral ou online) – 10%. Realização das Tarefas nas Sessões – 20%. Pontualidade – 10%
* 2. Produção de Trabalhos e/ou Materiais – 30%  . Investigação/Implementação – 10%. Avaliação de trabalhos e/ou materiais/Avaliação da implementação – 10%
* 3. Reflexão crítica Final – 10%.
* De acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de
– 1 a 4,9  valores – Insuficiente;
– 5 a 6,4 valores – Regular;
– 6,5 a 7,9 valores – Bom;
– 8 a 8,9 valores – Muito Bom;
– 9 a 10 valores –  Excelente.

Modelo de avaliação da ação:
a) pelos formandos: resposta a um inquérito elaborado para o efeito;
b) pelo formador: resposta a um inquérito elaborado para o efeito;
c) pelo Centro de Formação: elaboração de um relatório global de avaliação com base nos instrumentos avaliativos utilizados por formandos e formador.