A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação creditado FILOSOFIA COM CRIANÇAS E JOVENS – SUA APLICAÇÃO PRÁTICA E TRANSDISCIPLINAR, orientado por Maria José Figueiroa-Rego.

Com um importante enquadramento teórico, o curso tem uma relevante componente prática da qual resultará a produção de materiais didáticos e o acompanhamento individual da formadora na elaboração dos planos de facilitação. A formação dirige-se a todos os docentes dos vários ciclos e níveis de ensino.
Maria José Figueiroa-Rêgo é professora auxiliar convidada do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Membro do grupo de investigação Filosofia e Espaço Público. Como investigadora em pós-graduação integrada do Instituto de Filosofia, Gabinete de Filosofia da Educação, da FLUP desenvolveu o projeto ‘Criação de um Currículo Nacional de Filosofia com Crianças e Jovens’. É autora da coleção “Histórias para pensar”, um conjunto de livros com atividades para implementação de projetos de Filosofia com Crianças e Jovens.

Duração e modalidade: 25 horas em elearning

Plataformas: Zoom – para sessões síncronas; Moodle para acompanhamento dos trabalhos

Calendário das sessões síncronas:
18 e 19 de setembro, das 18:00 às 21:00
2, 11, 18, 24 e 31 de outubro, das 18:00 às 21:00 | 9, 14 e 21 de novembro, das 18:00 às 21:00

Preço: 105 euros associados da Apf com quotas em dia; 125 euros não associados

Nota 1: cada formando fará efetivamente 25 horas de formação; o calendário de formação está definido para que haja lugar a sessões individuais síncronas dos formandos com a formadora, em datas específicas a determinar após o início da formação.
Nota 2: o pagamento far-se-á à Apf após confirmação da entrada na turma; indicações para o pagamento serão enviadas para o mail do formando fornecido no ato de inscrição.
Nota 3: associados da ASSP poderão solicitar à mesma o apoio na inscrição (veja aqui).
Nota 4: o acesso às plataformas será fornecido aos formandos através de correio eletrónico; do ponto de vista do formando, o acesso às plataformas é muito simples e serão enviadas indicações antes do início da formação.
Nota 5: podem ocorrer alterações ao calendário das sessões síncronas, desde que a formadora e todos os formandos estejam de acordo.
Nota 6: por imposição legal, as formações em modalidade de elearning, com um formador, podem ter no máximo 15 formandos.

Inscrições
https://goo.gl/forms/pAwOXvb2IXADgfYD2

Após confirmada a presença na turma (em função do número mínimo de 12 e o número máximo de 15 inscritos), o CFAE enviará por correio eletrónico a ficha do CFAE que deve ser preenchida e validada nos Serviços Administrativos da Escola dos formandos.
A ficha, validada, deve ser enviada para cfaebeiramar@esjcff.pt. O comprovativo de pagamento deve ser enviado para apfilosofia@sapo.pt.