Destinada a docentes de todos os graus de ensino e de necessidades educativas especiais.

Contextualização:
Tendo em conta a medida 1 do Plano de Ação Estratégica de Promoção da Qualidade das Aprendizagens no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, a qual visa intensificar o trabalho colaborativo entre os docentes para melhorar as aprendizagens dos alunos, propõe-se a realização de uma ação de formação de curta duração direcionada para as potencialidades do uso de guiões de pesquisa no desenvolvimento de trabalhos de projeto enquanto estratégia potenciadora de: práticas de interdisciplinaridade; dinâmicas de pedagogia diferenciada; trabalho colaborativo inter e intra departamentos; desenvolvimento de competências transversais ao currículo, bem como de aprendizagem colaborativa.

Objetivos:
– Fomentar as práticas de trabalho colaborativo como estratégia para o ensino integrado de competências transversais ao currículo.
Promover uma atitude positiva e crítica face à adoção de práticas pedagógicas assentes numa perspetiva construtivista da aprendizagem.
 – Refletir sobre as diferentes etapas e processos metacognitivos envolvidos no processo de transformação da informação em conhecimento.
– Explorar as potencialidades do uso de guiões de pesquisa para o desenvolvimento do trabalho de projeto.

Calendarização:
– 1.ª sessão – 5 de setembro de 2017, das 10:00h às 13:00h (3:00 horas)
– 2.ª sessão – 13 de setembro de 2017, das 14:30h às 16:30h (2:00 horas)

Local:
Sala de reuniões da Escola Secundária de Montemor-o-Velho

Formadora:
Adelina da Conceição Freire, Mestre