Ação de Formação n.º 55 – 2016/2017_PD “O Golfe na Escola: um novo desafio – nível 1” (Cartaz)
Modalidade: Curso de Formação
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-89973/17
Duração: 25 horas presenciais
N.º de Créditos: 1,0
Formador: Tiago Jacob
Destinatários: Professores do Grupo 260 do 2.º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 620 dos Ensinos Básico (3.º Ciclo) e Secundário
Local da Formação: Escola Secundária e 3.º Ciclo Lima-de-Faria, Cantanhede e Campo de Golfe de Cantanhede
Inscrições:
Os professores interessados em frequentar esta ação de formação devem fazer a sua pré-inscrição em https://goo.gl/forms/OyB8I8itT4wnTiD53 entre as 12,00h do dia 16 de fevereiro de 2017 e as 12,00h do dia 1 de março de 2017.
Os professores pré-inscritos serão contactados pelo CFAE Beira Mar, no dia 2 de março, por ordem de inscrição, para concluírem o processo de formalização da sua inscrição, processo esse que implica o envio da Ficha Inscrição 551617PD, acompanhada de cópia do BI ou do CC entre os dias 3 e 7 de março, para o endereço eletrónico geral.cfaebeiramar@gmail.com ou a entrega direta no CFAE Beira Mar, com indicação do AE e do grupo de recrutamento / disciplinas que leciona.
A confirmação das inscrições será feita pelo CFAE Beira Mar no dia 8 de março.
A ação de formação só irá funcionar com o número mínimo de 15 formandos (número máximo a admitir: 25 formandos).
Critérios de seleção dos formandos:
1.º – Docentes do Desporto Escolar com grupo/equipa de Golfe das Unidades Orgânicas associadas do CFAE Beira Mar;
2.º – Docentes do Desporto Escolar da CLDE de Coimbra;
3.º – Docentes de Educação Física;
4.º – Docentes do Desporto Escolar com grupo/equipa de Golfe das Unidades Orgânicas não associadas do CFAE Beira Mar;
4.º – Ordem de Inscrição.
Calendarização e local:
09/03/17 – 19:00 – 21:00h, Escola S e 3.º Ciclo Lima-de-Faria, Cantanhede (Sala)
11/03/17 – 15:00 – 19:00h, Campo de Golfe de Cantanhede
16/03/17 – 19:00 – 21:00h, Escola S e 3.º Ciclo Lima-de-Faria, Cantanhede (Pavilhão Desportivo)
18/03/17 – 15:00 – 19:00h, Campo de Golfe de Cantanhede
30/03/17 – 19:00 – 21:00h, Escola S e 3.º Ciclo Lima-de-Faria, Cantanhede (Pavilhão Desportivo)
01/04/17 – 15:00 – 19:00h, Campo de Golfe de Cantanhede
18/05/17 – 19:00 – 22:00h, Escola S e 3.º Ciclo Lima-de-Faria, Cantanhede (Sala)
20/05/17 – 15:00 – 19:00h, Campo de Golfe de Cantanhede
Razões justificativas:
A DGE/Divisão do Desporto Escolar, através do Centro de Formação Desportiva do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede (CFD), o CFAE Beira Mar e a Federação Portuguesa de Golfe, pretendem proporcionar formação aos professores de Educação Física dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, no sentido de os apoiar na implementação de unidades didáticas de Golfe na sua atividade curricular e/ou dinamizar atividades ligadas ao Desporto Escolar.
O CFD de Golfe do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede, pretende ser um polo de desenvolvimento do Golfe, tendo no seu plano atividades de iniciação, aperfeiçoamento e especialização para alunos, bem como formação certificada de professores.
Objetivos:
• Consciencializar das características e potencialidades da modalidade;
• Aquisição de conhecimentos específicos sobre gestos técnicos de golfe;
• Desenvolver estratégias e metodologias de implementação da atividade nas aulas de Golfe no desporto escolar ou de educação física;
• Criar exercícios/situações/guiões de apoio à implementação do Golfe nas escolas;
• Desenvolver nos professores autonomia para o aprofundamento do conhecimento e prática da modalidade.
Conteúdos:
01.- Apresentação do projeto e organização e planeamento da ação (1 hora)
02.- História de golfe: (1 hora)
a. O golfe em Portugal;
b. Lendas de golfe masculinas e femininas.
03.- O jogo de golfe: (1 hora)
a. Regras de golfe;
b. Glossário
04.- Instalações e normas num campo de golfe. (1 hora)
05.- Arte de um treinador: (1 hora)
a. Resultados esperados;
b. Ensinar e treinar habilidades;
c. Planeamento da sessão de treino;
d. Estilos e dificuldades de comunicação;
e. Avaliação da aprendizagem;
f. Comportamento dos alunos.
06.- Prática segura no treino e jogo de golfe: (1 hora)
a. Orientação, segurança e saúde;
b. Trabalhar em equipa;
c. Avaliação de risco;
d. “Fitting” tacos apropriados.
07.- Atividades lúdicas e educativas de golfe: (9 horas)
a. Footgolf;
b. TryGolf (“indoor” e “outdoor”)
08.- Introdução dos fundamentos técnicos básicos na sequência de ensino do “Putting”, “Chipping” e “Pré-swing”: (10 horas)
a. Pontaria;
b. Pega;
c. Postura;
d. Posição dos pés “stance”;
e. Alinhamento;
f. Posição da bola;
Metodologias de realização da ação:
As sessões presenciais serão caracterizadas pela realização de atividades teórico/práticas a realizar pelos formandos, num total de 25 horas. As sessões serão de caráter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos. As atividades serão planeadas de modo a introduzir novos conceitos que serão explorados pelos formandos, proporcionando uma metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Os exemplos apresentados serão sempre relacionados com situações reais do jogo de golfe. As atividades realizadas serão orientadas no sentido de explorar situações em contexto de treino e de jogo. A apresentação de resultados consistirá na realização de exercícios práticos.
A exposição e exemplificação dos temas serão feitas com recurso a modelos práticos, de modo a que os formandos visualizem situações reais de aprendizagem.
Regime de avaliação dos formandos:
• Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais.
• A avaliação deverá centrar-se no percurso e no trabalho dos formandos ao longo da ação de formação.
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – setembro de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua:
– 0 a 4,9 valores – Insuficiente,
– 5 a 6,4 valores – Regular;
– 6,5 a 7,9 valores – Bom;
– 8 a 8,9 valores – Muito Bom;
– 9 a 10 valores – Excelente.
Modelo de avaliação da ação:
a) Pelos formandos: resposta a um inquérito elaborado para o efeito;
b) Pelo formador: resposta a um inquérito elaborado para o efeito;
c) Pelo Centro de Formação: elaboração de um relatório global de avaliação com base nos instrumentos avaliativos utilizados por formandos e formador.