Ação de Formação n.º 45 – 2016/2017_PD, “A prática da tecelagem aplicada à docência”
Modalidade: Curso de Formação
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC – 87244/16
Duração: 50 horas presenciais
N.º de Créditos: 2,0
Formadora: Ana Filomena Jacob
Destinatários: Educadores de infância,Professores dos1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e Secundárioe Professores Educação Especial
Local da Formação: Escola Básica de Formoselha
Inscrições:
Os professores interessados em frequentar esta ação de formação devem preencher a Ficha Inscrição 451617PD, e enviá-la, acompanhada do BI ou do CC para geral.cfaebeiramar@gmail.com ou entregue diretamente no CFAE Beira Mar.
A ação de formação só irá funcionar com o número mínimo de 12 formandos (número máximo a admitir: 20 formandos).
O período de inscrições decorrerá entre as 12,00h do dia 1 de fevereiro de 2017 e as 12,00h do dia 14 de fevereiro de 2017.
Critérios de seleção dos formandos:
1. Docentes do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho;
2. Docentes de Unidades Orgânicas associadas do CFAE Beira Mar;
3. Docentes de Unidades Orgânicas não associadas do CFAE Beira Mar;
4. Ordem de inscrição.
Razões justificativas:
Os docentes, na indicação de necessidades de formação, identificam geralmente lacunas nas áreas artísticas e tecnológicas.
Por outro lado, no equipamento das escolas, existe diverso material de tecelagem, o qual, em muitos casos, está completamente abandonado.
Ora, a valorização de técnicas ancestrais, até agora muito em desuso, está, atualmente, a renascer, até em pequenos nichos de oportunidade de negócio.
Assim, este Curso de formação foi pensado como uma atividade que supre uma importante lacuna na formação inicial dos professores mais jovens, como atualização de conhecimentos de professores com mais experiencia, mas
com conteúdos também perfeitamente adaptados a alunos com NEE, os quais, dadas as suas características de trabalho, poderão encontrar na facilidade de manuseamento do tear um importante elemento para as suas aprendizagens.
Objetivos:
O curso permitirá aos professores adquirirem competências na utilização pedagógico-didática do trabalho, pela concretização dos seguintes objetivos:
– Conhecer o tear e os seus componentes
– Conhecer diversos tipos de teares
– Identificar e escolher matérias-primas
– Calcular, urdir e montar a teia no tear
– Executar tecidos, aplicando diferentes técnicas de tecelagem
– Executar técnicas de acabamentos
– Promover o relacionamento interpessoal
– Desenvolver a motricidade fina
– Desenvolver competências na área da matemática
– Desenvolver competências no âmbito do conhecimento do meio e do mundo
– Contribuir para o desenvolvimento pessoal e bem-estar individual
– Reduzir sentimentos de insegurança e baixa autoestima
– Oferecer oportunidades adicionais para assegurar a inclusão dos alunos com NEE
– Preparar os alunos para a transição para a vida pós-escolar
– Reconhecer a importância da técnica de tecelagem no património local regional e nacional (programa de EV 2º ciclo)
– Reconhecer a importância dos têxteis na técnica (programa de ET do 2º e 3º ciclos)
Conteúdos:
O curso de formação terá a seguinte distribuição de conteúdos e respectiva carga horária:
Organização e planeamento da ação (1,0 horas)
• Avaliação de necessidades e interesses;
• Debate dos objetivos da ação;
• Organização do trabalho a desenvolver;
• Documentação e materiais de apoio
Conteúdos de informação sobre NEE (2,0 horas)
• Informação sobre as potencialidades que o trabalho têxtil tem para alunos com NEE e consequentemente a todos os alunos
Coordenação de movimentos:
Desenvolvimento da destreza manual
Motricidade fina
• Transição para a vida ativa ou pré profissionalização
• Conteúdos de aplicação pedagógica (1,0 horas)
• O conceito de Património
• A Medição
• O conceito de Técnica
• O Conceito de Tecnologia
• O Objeto técnico
Materiais e ferramentas da tecelagem (3,0 horas)
• Tear
• Urdideira
• Dobadoura
• Caneleiro
Processo de criação de um tecido (4,0 horas)
• Teia
• Trama
• Leitura de gráficos
Matérias-primas têxteis (4,0 horas)
• Origem e propriedade dos materiais
• Propriedades mecânicas físicas
• Algodão
• Lã
• Acrílico
• Linho
Projetos com recurso a diversas técnicas de tecelagem (4,0 horas)
• Tear de dois quadros
• Tear pente liço
• Tear de quatro quadros
Execução de projetos (21,0 horas)
• Criação de um tecido
Técnicas de acabamentos (10,0 horas)
• Franjas
• Bainhas
• Lavagem
• Feltragem
Metodologia de realização da ação:
As atividades a realizar no curso decorrem em sessões presenciais, teórico/práticas, num total de 50 horas.
As sessões serão de caráter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos que precederão as tarefas/atividades a desenvolver, uma vez que cada formando estará num tear.
A metodologia será de aprendizagem por execução de tarefas. Salienta-se que as atividades integradoras serão desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos participantes. Na abordagem a cada item, o formador proporá a elaboração de projetos com sentido no contexto profissional dos formandos.
Nas sessões de introdução a novos conteúdos, o formador recorrerá à demonstração para exemplificar as tarefas.
Cronograma:

Data Horário N.º Horas
17 de fevereiro (6.ª feira) 18:00-21:00h 3
18 de fevereiro (sábado) 09:00-13:00h / 14:00-17:00h 7
3 de março (6.ª feira) 18:00-21:00h 3
4 de março (sábado) 09:00-13:00h / 14:00-17:00h 7
10 de março (6.ª feira) 18:00-21:00h 3
11 de março (sábado) 09:00-13:00h / 14:00-17:00h 7
17 de março (6.ª feira) 18:00-21:00h 3
18 de março (sábado) 09:00-13:00h / 14:00-17:00h 7
24 de março (6.ª feira) 18:00-21:00h 3
25 de março (sábado) 09:00-13:00h / 14:00-17:00h 7
Total ………………………………………………………………………………………………………… 50 horas