Atividade de Formação de Curta Duração Preservar o aparelho auditivo e o aparelho vocal – ferramentas do nosso quotidiano (3 horas), destinada a Professores de todos os Grupos de Recrutamento, Assistentes técnicos e Assistentes operacionais.
Calendarização:
19 de outubro (4.ª feira), das 17.30 h às 20.30h (3,0 horas)
Local da realização e Inscrições:
Escola Básica 2.3 /Sec. João Garcia Bacelar, Tocha.
Formador:
Dina Maria de Oliveira Soares, Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Universidade de Coimbra)
Razões justificativas da ação:
Sabendo que a exposição ao ruído tem inúmeras consequências, quer sobre o aparelho auditivo quer sobre outros aspectos da saúde do ser humano, podendo provocar diversos problemas tais como a perda de audição e surdez, stress, perturbações do sono, dificuldades de concentração e aprendizagem e até aumento da pressão arterial, pretende-se dar a conhecer, de forma breve, o aparelho auditivo e analisar com os formandos algumas das implicações da exposição ao ruído, na sua saúde e bem-estar. Por outro lado, a poluição sonora, para além de ser um problema ambiental, é um fator de interferência na comunicação, esta, essencial no ambiente escolar.
Outra ferramenta de excelência para a comunicação verbal que necessariamente se estabelece no meio escolar, é a voz. A nossa voz espelha o nosso estado psicológico e físico. Para os professores, a voz é o seu principal instrumento de trabalho, pois com ela são transmitidos os conhecimentos. A par da audição, estas duas ferramentas constituem grande importância no processo ensino-aprendizagem. Quando utilizamos a voz de forma inadequada, podemos ter graves sequelas a nível de saúde, com evidentes danos na qualidade do trabalho desenvolvido. Pretende-se abordar o aparelho vocal, de forma breve, e ajudar a compreender a importância da promoção de bons hábitos vocais, como forma de prevenção de problemas graves e interferências na comunicação.
Objetivos:
– Atualizar/aprofundar conhecimentos acerca do som, ruído, poluição sonora, aparelho auditivo, voz, aparelho vocal, importância da preservação da audição e da voz;
– Realizar atividades práticas, desenvolvidas de forma integrada;
– Encontrar respostas para a sua futura atuação como profissional de uma escola, com base numa reflexão sobre a sua aprendizagem acerca da preservação dos aparelhos auditivo e vocal.
Conteúdos:
– O Som
– Como se ouve – aparelho auditivo
– Lesões auditivas provocadas pela exposição ao ruído e consequente prejuízo no processo ensino/aprendizagem
– A voz
– O aparelho vocal
– Lesões no aparelho fonador e consequente prejuízo no processo ensino/aprendizagem
– Atividades práticas para exemplificação da preservação do aparelho vocal