Ação de Formação n.º 16 – 2016/2017_PD, ” A educação sexual em meio escolar: metodologias de abordagem e de intervenção”
Modalidade: Oficina de formação
Registo de acreditação: CCPFC/ACC – 87433/16
Duração 25 horas presenciais + 25 horas práticas
N.º de Créditos 2,0
Formadores Enfº Luís Filipe Tomé da F. Seixo, Enfª Maria de Fátma S. Claro e Dra. Helena Maria Borges. G. Cardoso
Destinatários Educadores de infância,Professores dos1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e Secundário e Professores Educação Especial
Local da Formação: Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
Inscrições:
Os professores interessados em frequentar esta ação de formação devem preencher a ficha-inscricao-161617pd, e enviá-la, acompanhada do BI ou do CC para geral.cfaebeiramar@gmail.com ou entregue diretamente no CFAE Beira Mar.
A ação de formação só irá funcionar com o número mínimo de 12 formandos (número máximo a admitir: 20 formandos).
O período de inscrições decorrerá entre as 12,00h do dia 26 de setembro de 2016 e as 12,00h do dia 31 de outubro de 2016.
Critérios de seleção dos formandos:
1. Docentes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz;
2. Docentes de Unidades Orgânicas associadas do CFAE Beira Mar;
3. Docentes de Unidades Orgânicas não associadas do CFAE Beira Mar;
4. Ordem de inscrição.
Razões justificativas:
A Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego (UCCFM) promove cuidados de saúde, está inserida no Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACES BM) e pertence ao Centro de Saúde da Figueira da Foz Buarcos (CSFFB), abrangendo todo o concelho da Figueira da Foz.
A UCC, tal como definida no Decreto-Lei nº 28/2008, tem uma atuação transversal a toda a área geográfica abrangida, em constante articulação com as Unidades de Saúde Familiar (USF), Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), Unidade de Saúde Pública (USP) e Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) em parceria com organizações da comunidade, grupos formais ou informais, Autarquias, Agrupamentos de Escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), empresas e demais recursos da comunidade.
A parceria entre a UCC FM e os Agrupamentos de Escolas é entendida como um trabalho de envolvimento numa ação comum, concreta e negociada, tomando a formação como uma preocupação fulcral no desenvolvimento de competências dos professores, no âmbito da sexualidade saudável.
As estratégias de formação em parceria sustentam-se numa lógica de participação conjunta, negociação e diversificação dos atores educativos. A UCCFM procura, simultaneamente, favorecer dinâmicas de formação que valorizem a prática enquanto produtora de saberes essenciais à formação contínua dos docentes.
Objetivos:
A ação permitirá capacitar os docentes para o desenvolvimento das suas aptidões no que concerne ao ensino da sexualidade em meio escolar, através de:
– Desenvolvimento de competências e de estratégias de intervenção pedagógica na área da sexualidade saudável;
– Reflexão sobre estratégias promotoras de sinergias entre os atores do processo educativo para a reconfiguração/inovação na abordagem da sexualidade saudável.
Metodologia de realização da ação:
A necessidade de elaboração desta Oficina de formação partiu da alteração da legislação em matéria da Educação sexual, de acordo com as indicações do Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Continua.
Será privilegiada a metodologia de projeto como forma de abordagem, integrada na dinâmica curricular de cada Escola.
Serão, assim, adotadas metodologias ativas que envolvam os formandos na aprendizagem através da experiência profissional.
Pretende-se que esta Oficina de formação seja desenvolvida atendendo à exploração de um projeto de intervenção que será individual e que permita aos formandos a aquisição das competências pretendidas e posterior implementação ao longo do ano letivo, em contexto de sala de aula.