logo CFAE corA Ação de Formação Texto e contexto: uma aproximação ao mundo bíblico à luz da história das civilizações, na modalidade Curso de Formação e com o Registo de Acreditação CCPFC/ACC – 86898/16, com a duração de 25 horas presenciais (1,0 créditos), terá como Formador Hans Vogel e destina-se a Professores dos Grupos 200 (Português), 290 (E.M.R.Católica e Evangélica), 400 (História) e 420 (Geografia).
O local da Formação será a Escola Secundária de Cristina Torres, Figueira da Foz, Escola-sede do Agrupamento de Escolas Figueira Norte.
O valor a pagar por cada formando será de €25,00 e esta ação de formação só irá funcionar com o número mínimo de 20 formandos (número máximo a admitir: 25 formandos).
Os professores interessados em frequentar esta ação de formação devem preencher e enviar a Ficha Inscrição 281516, acompanhada do BI ou do CC para geral.cfaebeiramar@gmail.com ou entregue diretamente no CFAE Beira Mar.
O período de inscrições decorre entre as 12,00h do dia 30 de abril de 2016 e as 12,00h do dia 16 de maio de 2016.
Critérios de seleção dos formandos:
1. Docentes de Unidades Orgânicas associadas do CFAE Beira Mar;
2. Docentes de Unidades Orgânicas não associadas do CFAE Beira Mar;
3. Ordem de inscrição.
Cronograma:
sábado, 21/05/2016 9:30–13:00h; 14:30-17:00h, 6h
sábado, 28/05/2016 9:30–13:00h; 14:30-17:00h, 6h
sábado, 04/06/2016 9:30–13:00h; 14:30-17:00h, 6h
sábado, 11/06/2016 9:30–13:00h; 14:00-17:30h, 7h
Total …………………………………………………….. 25 horas
Razões justificativas:
O Mundo Bíblico, ou seja, a história, a cultura e a geografia bíblicas fazem parte da História e Cultura Universais. Na verdade, estes temas são abordados nos programas escolares, nomeadamente nos programas de História, de EMRC e de EMRE. Porém, após investigação da falta de competências nesta área do saber, foram detetadas lacunas na orientação teórica e prática. Verificaram-se, igualmente, nos alunos das disciplinas de Educação Moral e Religiosa, dificuldades na capacidade de articulação dos seus conhecimentos bíblicos com outras disciplinas, particularmente com a Geografia. Não obstante, os contextos dos textos dos livros bíblicos estão articulados com questões da História, da Geografia (locais e geopolíticos), do ambiente e da vida diária. Os próprios textos bíblicos, inseridos no Médio Oriente Antigo, são literatura e a sua escrita e transmissão constituem uma história fascinante.
Na sociedade atual, como também no meio escolar, celebram-se festas cujas raízes cresceram nas fontes bíblicas (como o Natal e a Páscoa), porém esta memória está cada vez mais distante das origens. Não obstante, a História e a Cultura europeias nasceram de duas fontes principais, a grega e a bíblica. No entanto, a segunda foi delimitada à esfera religiosa, se bem que, originalmente, tenha surgido inserida nas questões da vida diária e ao longo da sua história tem estado em diálogo com outros saberes. Perante a aparente dificuldade da articulação do fenómeno religioso com outras disciplinas, afigura-se pertinente proporcionar um espaço no qual a comunidade educativa possa conhecer o Mundo da Bíblia e dialogar com ele.
Objetivos:
a) Aprofundamento e atualização de conhecimentos sobre o Mundo Bíblico, nas vertentes teórica e prática;
b) Aquisição e desenvolvimento de capacidades em lidar com textos bíblicos e sua articulação com outras disciplinas;
c) Aperfeiçoamento das competências profissionais de integração da memória bíblica no contexto cultural da educação.
(Os conteúdos desta Ação de Formação são orientados para o “saber”, o “saber fazer”, o “saber fazer social” e o “saber ser”).
Conteúdos (por disciplina):
• Português
– Da interpretação à compreensão de textos bíblicos – os textos e seus contextos;
– Saber identificar géneros literários nos textos bíblicos;
– Conhecer textos bíblicos em articulação com o conhecimento linguístico, translinguístico e as experiências humanas.
• Educação Moral e Religiosa Católica
– Aprofundar o conhecimento da cultura bíblica e adquirir novas competências na área do Mundo Bíblico, em especial na aptidão em poder articular estes domínios com outras disciplinas;
– Saber reconhecer as implicações da mensagem bíblica nas práticas da vida escolar nas competências específicas de EMRC.
• Educação Moral e Religiosa Evangélica
– Aprofundar conhecimentos sobre os contextos dos textos bíblicos;
– Saber contextualizar o Mundo Bíblico no ambiente escolar;
– Aprender a articular e a dialogar com outros saberes.
• História / História das Civilizações / História Económica e Social
– Identificar contributos bíblicos no surgimento das civilizações;
– Saber localizar no tempo e no espaço acontecimentos narrados em textos bíblicos;
– Saber articular contributos civilizacionais dos grandes rios e do Mediterrâneo oriental antigo com o Mundo Bíblico;
– Articular narrativas bíblicas do Antigo Testamento com textos do Médio Oriente Antigo;
– Conhecer o contexto greco-romano dos livros do Novo Testamento;
– Compreender o desenvolvimento da escrita, suas aplicações e transmissões de textos bíblicos ao longo do tempo.
• Geografia
– O Levante no Mediterrâneo oriental, um estudo de caso – contrastes e semelhanças;
– A Terra da região Sírio-Palestinense: análises e representações;
– Meio natural do Levante e sua comparação com o meio natural de Portugal;
– Populações e Povoamentos nas Antiguidades;
– Atividades Económicas na Antiguidade;
– Contrastes de desenvolvimento ao longo do tempo;
– Ambiente e Sociedade nos tempos bíblicos.
– Competências geográficas do Mundo Bíblico:
. A Localização das regiões em estudo;
. O Conhecimento dos lugares e regiões;
. O dinamismo das inter-relações entre os espaços.
• Ciências da Natureza
– Conhecer alguma Fauna e Flora do Mundo Bíblico;
– Aprender sobre o ambiente e ecossistemas do Mundo Bíblico.
Educação Visual e Tecnológica
– Conhecer e experimentar ofícios antigos: fabrico de roupa (por exemplo, tecelagem), trabalhar com madeira e cerâmica;
– Produção de alimentos: o processo do trigo até ao pão.
Metodologia de realização da ação:
I – O que entendemos quando falamos do Mundo Bíblico? (1 horas)
– Qual é a importância dos contextos para a compreensão dos textos bíblicos?
– A articulação do Mundo Bíblico com a Memória e História;
II – Línguas, características, géneros literários (1 hora)
III- A Geografia do Mundo Bíblico (2 horas)
IV – História local e global do mundo da Bíblia (2 horas)
V – Vias de comunicação (2 horas)
VI – Arqueologia das “terras bíblicas” (2 horas)
VI Pessoas na Bíblia (1 hora)
VII – Ambiente natural (1 hora)
VIII – O mundo da Bíblia na literatura juvenil e apresentação e avaliação de recursos (2 horas)
IX – A Bíblia em Portugal, panorama e recursos (2 horas)
X – Representações do Mundo Bíblico e sua receção em comunidades educativas atuais e amostra de projetos escolares (2 horas)
XI – Elaboração de projetos, em grupo ou individual com apoio do formador (3 horas)
XII – Apresentação dos projetos (3 horas)
XIII – Avaliação do curso (1 hora)