Plano de Formação 2019/2021

Os Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) estão legalmente enquadrados pelo Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, e pelo Decreto-Lei n.º 127/2015, de 7 de julho) que determina a sua constituição e funcionamento e que prevê, por exemplo, no n.º 1 do seu Artigo 23.º, a existência de um Plano de Formação de cada CFAE.

Dando cumprimento a esta exigência, foi aprovado, em reunião plenária da Comissão Pedagógica de trinta e um de julho de dois mil e dezanove, o Plano de Formação do Centro de Formação de Associação de Escolas Beira Mar (CFAE BM) para os anos letivos 2019/20 e 2020/21.

Pretende-se que este Plano de Formação reflita, não só as orientações exaradas nos Planos de Formação aprovados pelas várias Unidades Orgânicas associadas ao CFAE BM, mas também o trabalho que foi sendo desenvolvido pelo Diretor e pela Comissão Pedagógica, nomeadamente através da Secção de Formação e Monitorização.

Assim, as ações de formação apresentam-se organizadas em eixos, tendo em conta a sua natureza e a sua conformidade com o Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. Ora, uma vez que que a missão da Escola pública passa por garantir que todas as crianças e jovens têm acesso a aprendizagens que lhes permitem concluir a escolaridade, elaborámos este Plano de formação de acordo com as tipologias seguintes:

a) Ações de formação para os docentes:

1. Eixo estratégico “Promoção do sucesso escolar”: ações no âmbito da implementação deste Programa;

2. Eixo oferta formativa geral: ações relativas às necessidades/prioridades gerais dos docentes das Unidades Orgânicas associadas do CFAE BM;

b) Ações de formação para os não docentes:

1. Eixo Tecnologias de Informação e Comunicação: aplicação das TIC no âmbito do desempenho profissional;

2. Eixo Desenvolvimento (Inter)Pessoal e Profissional: temáticas relevantes para o desempenho profissional.

Os cronogramas de cada turma são propostos aquando da divulgação das ações, mas eventualmente ajustados na primeira sessão. Quanto ao processo de inscrição e aos critérios de seleção, serão disponibilizados aquando da divulgação de cada ação. Têm prioridade de acesso aos percursos e às ações de formação os docentes em exercício de funções nos Agrupamentos de Escolas/Escola não agrupada associados do CFAE BM.