Destinatários da formação:
Docentes de todos os níveis de ensino e Educadores de Infância do Agrupamento de Escolas de Mira

Contextualização:
A Sociedade, está hoje confrontada com desafios e problemas que lhe surgiram de forma tão natural e quase invisível que, aparentemente, somos confrontados com mudanças para as quais não tivemos tempo suficiente de reflexão sobre as suas importância e impacto. Nos últimos anos, as revoluções sociais, políticas, científicas e tecnológicas desenvolveram rumos e possibilidades para um futuro (próximo) tão fantástico quanto assustador.
Por conseguinte, a escola, a nossa velha, boa, segura e previsível escola, detentora de todo o conhecimento, está também ela própria confrontada com essas provocações e, cada vez mais, desafiada pela própria comunidade a mudar. Numa altura em que a ciência e tecnologia nos prometem o fim da fome, da doença e da maior parte das nossas limitações humanas, que papel esperar para esta instituição e para os docentes?
Que visão têm os professores sobre o papel da escola, e sobre a sua própria forma de trabalhar, na preparação dos jovens de hoje que, amanhã, enfrentarão uma sociedade que muda a uma velocidade estonteante? Que impactos (e efetivas mudanças de práticas) provocarão os vários documentos emanados da tutela, como o “Plano Nacional de Promoção do Sucesso Educativo”, o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, as “Aprendizagens Essenciais”, com vista a fortalecer nos nossos alunos as competências (complexa confluência intrincada de conhecimentos, capacidades e atitudes) que permitem uma efetiva ação humana, ética, responsável, otimista e segura num futuro próximo?

Objetivos:
• Refletir sobre as mudanças atuais que a sociedade atravessa;
• Refletir sobre os desafios que a escola enfrenta;
• Refletir sobre o papel da escola e dos professores na sociedade atual;
• Refletir sobre as competências essenciais para professores e alunos;
• Refletir sobre as práticas e metodologias que contribuam para um sistema educativo do Século XXI.

Conteúdos:
• Contextualização do tema: Do Homo Sapiens ao Homo Deus (HARARI, Yuval)
• O Futuro, hoje (2077 – 10 segundos para o futuro – RTP)
• Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem
• Pedagogias para o Séc. XXI (FIGUEIREDO, A. Dias)
• Visão para a Escola do Futuro.

Calendarização:
6 de setembro de 2018, 10:00 às 13:00

Local:
Agrupamento de Escolas de Mira

Formador:
Mestre Hugo Caldeira

Inscrições:
https://goo.gl/forms/cqKxpDbPHV3BaGVr2