Destinatários:
Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo

Contextualização:
O Teatrão desenvolve, desde a sua fundação, uma estreita colaboração com a rede de escolas da região de Coimbra. Esta formação surge associada à próxima produção para da companhia – Sophia – sobre a obra para infantil da poetisa, e constitui uma atividade paralela de sensibilização de públicos, especificamente junto da comunidade docente. Pretende-se intervir no contexto escolar, trabalhando com a referida comunidade o conhecimento mais profundo das narrativas para a infância de Sophia. No âmbito da parceria que mantém com o grupo de teatro, o Nova Ágora-CFAE reconhece o interesse desta iniciativa para a prática pedagógica dos docentes.

Conteúdos e Objetivos:
OBJETIVOS:
Aprofundar a leitura literária da obra de Sophia destinada às crianças e aos jovens; compreender o potencial dramático das narrativas de Sophia.
CONTEÚDOS:
1 – A obra de Sophia destinada às crianças e aos jovens: Delimitação do corpus; a leitura literária; os territórios maravilhosos; a dimensão plástica do discurso narrativo; a ética e a estética.
2 – O potencial dramático dos textos andersenianos: A força dramática dos elementos; a legitimidade de uma retextualização; Sophia no contexto do desenvolvimento da sensibilidade estética de crianças em idade pré-escolar e no Programa e nas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico.

Calendarização:
– 17 de março de 2018 (sábado), 10:00 – 13:00

Local:
Centro de Artes e Espetáculos, Figueira da Foz

Formadores:
Leonor Riscado e Rui Veloso (Escola Superior de Educação de Coimbra)

Inscrição (até 4 de março de 2018; número máximo de formandos a incluir na turma – 25):
https://goo.gl/forms/6mZU4cSnHeOzZ74q2