Contextualização:
A Direção Geral de Educação, em parceria a European Schoolnet (EUN), encontra-se a desenvolver a iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem (PT) Future Classroom Lab (EUN)”, com o objetivo de consolidar os resultados obtidos em vários projetos promovidos e dinamizados nos últimos anos pela EUN, tais como iTEC (Innovative Techonologies for an Engaging Classroom), LSL (Living Schools Lab) e CCL (Creative Classrooms Lab).
Como resultado do trabalho desenvolvido, foram validadas metodologias para a integração curricular das TIC que se considera importante divulgar e implementar nos contextos atuais das escolas nacionais.

Objetivos:
– Sensibilizar os docentes para a pertinência da iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem (PT)/ Future Classroom Lab (EUN)”;
– Introduzir o conceito “Sala de aula do futuro” junto dos docentes;
– Explorar ferramentas e recursos presentes no Toolkit do projeto Future Classroom Lab (EUN), para a criação de cenários de ensino e aprendizagem inovadores;

Conteúdos:
Sessão 1 (2 horas)
– Identificação de Tendências para a Inovação Educacional
– Realização de uma tarefa para identificar tendências
– Modelação da Maturidade da Sala de Aula do Futuro
– Apresentação dos descritores da Matriz do Modelo de Maturidade
– Exploração do Toolset2. Realização da tarefa “Nível de Maturidade”
Sessão 2 (2 horas)
– Apresentação do Conjunto de Ferramentas 3: Criação de um Cenário Inovador de Ensino e Aprendizagem
– Guião e modelo para a escrita de um cenário
– Competências do séc. XXI
– Explicação das tarefas a realizar pelos formandos
– Exploração em grupo das tarefas pelos formandos
– Realização da tarefa do curso de formação: exploração do Toolset 3 e resposta às questões colocadas na ficha “Tarefa 4: Criação de um cenário para a sala de aula do futuro”
– Esclarecimento de dúvidas das tarefas anteriores
– Ferramentas para a criação de um cenário para a Sala de Aula do Futuro
Sessão 3 (2 horas)
– Breve apresentação pelos formandos de cenários de Sala de Aula do Futuro; Avaliação da formação

Metodologia de realização da ação:
A ação decorre em regime presencial, perfazendo um total de 6 horas, consistindo em:
– sessões teóricas e de reflexão em grupo para apresentação dos conceitos teóricos básicos;
– sessões teórico-práticas, em grande e pequeno grupo, de exploração e seleção de estratégias e instrumentos apropriados ao desenvolvimento dos conteúdos da formação e reflexão sobre a sua utilização em contexto de sala de aula;
– trabalho prático de planificação de atividades com aplicação dos pressupostos pedagógicos e mobilização dos conhecimentos adquiridos em formação.

Calendarização:
– 1.ª sessão – 28 de fevereiro de 2018, das 17:30 às 19:30 (2 horas) | Identificação de Tendências que contribuam para a Inovação Educacional
– 2.ª sessão – 07 de março de 2018, das 17:30 às 19:30 (2 horas) | Criação de um cenário para a sala de aula do futuro. Utilização de ferramentas.
– 3.ª sessão – 14 de março de 2018, das 17:30 às 20:30 (2 horas) | Breve apresentação pelos formandos de cenários de sala de Aula do Futuro; Avaliação da Formação.

Local:
Sala B4 da Escola EB 2.º e 3.º Ciclos Dr. João de Barros, Figueira da Foz

Formadores:
Mestre Maria Madalena Fernandes Valgôde
Mestre Sérgio Augusto dos Santos Nogueira

Inscrição:
https://goo.gl/forms/OemI3MsVRthH4tYg2
(até 25 de fevereiro de 2018; número máximo de formandos a incluir na turma – 25; critérios de seleção: 1. Docentes do AEZUFF; 2. Docentes de Unidades Orgânicas associadas do CFAE Beira Mar; 3. Docentes de Unidades Orgânicas não associadas do CFAE Beira Mar; 4. Ordem de inscrição)