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Plano de Formação CFAE Beira Mar

De acordo com o mapa anexo, selecione informação detalhada de cada Ação de formação (candidatura POCH-04-5267-FSE-000066):
1.2 – A Hiperatividade e o Défice de Atenção na criança e no adolescente
2.2 – Computação Criativa no Ensino e na Aprendizagem com Scratch
3.2 – Trabalho colaborativo e partilha de informação (nível 1)
4.2 – Trabalho colaborativo e partilha de informação (nível 2)
5.2 – Astronomia e Interdisciplinaridade
7 – Adaptação de programas e atividades da turma, de modo a facilitar a participação dos alunos com NEE
8 – Formar os parceiros da biblioteca escolar: dispositivos móveis na educação
9 – Projeto de leitura: da conceção à avaliação
10 – Elaboração de PEI / CEI / PIT, tendo como preocupação assegurar a inclusão, funcionalidade e qualidade de vida
11 – Ensinar e aprender Matemática no 1.º e 2.º CEB
12 – Excelência Organizacional e Inovação Educativa
13 – CAF/EFQM – Estratégias de melhoria para a excelência organizacional
14 – Práticas de supervisão pedagógica e de liderança no departamento curricular: o papel e a ação do coordenador de departamento
15 – Diferenciação Pedagógica – metodologias, materiais e avaliação
16 – Pedagogias inovadoras diferenciadas na aula de Português
17 – A importância do Diretor de Turma na mediação escolar e na dinamização do trabalho colaborativo do conselho de turma
18 – Construindo a diferenciação curricular e pedagógica na sala de aula
19 – Comportamento, autonomia e responsabilidade dos alunos: projetos e estratégias na turma e na escola
20 – Google Earth na sala de aulas – uma ferramenta para as Ciências Sociais e Ciências Experimentais
21 – Cidadania e Disciplina na escola
22 – Inovar em sala de aula: Tecnologia e Novas Práticas – plataformas colaborativas e software educativo para tablets
23 – Números e Operações no 1º Ciclo do Ensino Básico – Ideias para o trabalho em sala de aulas
24 – Estratégias de Aprendizagem ativa com recurso às TIC
25 – Aptidão Física, Sucesso Escolar, Saúde e Rendimento Desportivo – Plataforma FITescola
26 – Avaliação nos ensinos básico e secundário: como avaliar para o sucesso educativo?
27 – Flexibilização e Integração curricular
28 – Iniciação à Programação no Ensino Básico
29 – O Desenvolvimento Curricular em Artes – Metodologias e Prática
30– Para o desenvolvimento de uma Escola Inclusiva

(trans)Formar – Nova Revista CFAE Beira Mar

logo CFAE corEstá já online a nova Revista CFAE Beira Mar (trans)formar, a qual, nesta primeira edição, contempla artigos originais de âmbito científico e pedagógico, disciplinar e transversal, de complemento curricular, bem como de cultura geral, direcionados para a formação contínua e a articulação de saberes. Para além de um espaço de reflexão, de partilha de ideias e de práticas, a Revista CFAE Beira Mar (trans)formar dará voz a todos os que com ela queiram colaborar, assumindo-se como mais um circuito comunicativo do CFAE Beira Mar, conjugado com os já existentes. 
Objetivos pedagógicos:

– Contribuir para a formação contínua dos docentes com assuntos e exemplos de práticas relevantes, mobilizáveis em contextos pedagógicos diversos.
– Dar a conhecer diferentes conceções pedagógicas e diferentes modos de fazer suscetíveis de ampliação do paradigma educacional de referência dos docentes.
– Divulgar boas práticas promotoras da melhoria do ensino e da aprendizagem e do desenvolvimento dos curricula.
Objetivos culturais e cívicos:
– Criar uma atitude de reflexão crítica sobre temáticas inter e transdisciplinares, essencial na formação de cidadãos informados e interventivos.
– Promover o diálogo e a partilha de ideias, saberes e experiências entre os docentes das diferentes unidades orgânicas associadas do CFAE Beira Mar, criadores de dinamismo cultural e cívico.
Objetivos informativos:
– Divulgar o Plano de formação e o Plano de atividades do CFAE Beira Mar.

Atividade especial “À Descoberta de Montemor-o-Velho e de Tentúgal”

Foi um verdadeiro sucesso a realização da atividade especial À Descoberta de Montemor-o-Velho e de Tentúgal, inscrita no Plano de Atividades do CFAE BM (Eixo 3 – Outras Atividades) e destinada às famílias dos docentes e não docentes do CFAE Beira Mar, realizada no passado dia 22 de abril.
O Programa constou de uma rota medieval (Castelo), rota histórica (Centro Histórico da Vila), bem como uma rota pela arte da doçaria (Tentúgal).
Assim, durante um dia com uma meteorologia radiante, desfrutámos de um percurso cultural e gastronómico sobretudo pedestre, apenas interrompido para o almoço… e outras degustações verdadeiramente surpreendentes!…
O apoio foi do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho e da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Entidades a quem muito agradecemos e sem as quais este banquete não seria possível.
Ficou o pedido para que, o mais rapidamente possível, se organize a 2.ª edição!…

Plano nacional de formação contínua

mecO Ministério da Educação tem presente que a missão da Escola pública passa por garantir que todas as crianças e jovens têm acesso a aprendizagens que lhes permitem concluir a escolaridade – uma Escola que prepara com os saberes, as competências, as atitudes e os comportamentos necessários para a vida em sociedade.
No entanto, em Portugal mais de 150000 alunos ficam retidos em cada ano, no 2.º ano 10% dos alunos enfrentam uma primeira retenção, no 6.º ano e nas transições de ciclo (7.º e 10.º anos) a retenção duplicou nos últimos dois anos, 34,3% dos jovens com 15 anos foram já retidos pelo menos uma vez (na OCDE esta média é de 13%), o que, para além dos custos sociais, implica uma verba nunca inferior a 250 milhões de euros anuais ao Estado.

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