Autor: admin_tc

Congresso “Que Educação?”

O Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Beira Mar tem a honra de apresentar o Congresso “Que Educação?”, a realizar na Figueira da Foz, nos dias 29 e 30 de março de 2019, no Centro de Artes e Espetáculos.

Acreditamos que a educação é um dos pilares fundamentais da sociedade e que as escolas devem proporcionar competências para que os atuais alunos, futuros profissionais, sejam capazes de vencer os desafios que se lhes vão ser propostos (problemas ainda não conhecidos, profissões que ainda não existem…).

Assim, no âmbito da nossa missão de promover e garantir a execução de formação visando o melhor desempenho das escolas enquanto organizações na procura da excelência, serão apresentados e debatidos neste Congresso (em acreditação pelo CCPFC como acção que releva para efeitos de progressão em carreira e avaliação de desempenho e na dimensão científica e pedagógica) temas investigados por destacadas figuras da educação.

Esperamos contar com elevada participação da comunidade docente e em breve forneceremos informações complementares, mas os docentes interessados poderão desde já inscrever-se em https://goo.gl/forms/fXjhNT84r2MWGI5F2.

Plano de formação CFAE Beira Mar 17/19

Nos menus (em atualização) ao lado (CURSOS/OFICINAS DE FORMAÇÃO 18/19 e AÇÕES FORMAÇÃO CURTA DURAÇÃO 18/19) pode encontrar informação sobre as Ações de formação que estamos a divulgar.

Recomeça…

Sísifo

Recomeça….
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…

Miguel Torga, Diário XIII

 

A considerar:

·         Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf )

·         Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho (http://dge.mec.pt/noticias/autonomia-e-flexibilidade-curricular )

·         Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho (http://dge.mec.pt/noticias/educacao-inclusiva-decreto-lei-no-542018-e-manual-de-apoio-pratica )

·         Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (http://dge.mec.pt/estrategia-nacional-de-educacao-para-cidadania)

·         Aprendizagens Essenciais (http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdf)

Fomos “À Descoberta da Figueira”, no dia 14 de abril

No âmbito da promoção de iniciativas de formação não formal e não creditáveis, o CFAE BM organizou, no passado dia 14 de abril, a atividade “À Descoberta da Figueira”, a qual foi pensada para o enriquecimento cultural e relacional da comunidade educativa.
Foi o seguinte o roteiro:
Manhã: Visita guiada a pontos de interesse cultural e histórico
09:15 – 09:30 – Receção no “Parque das Gaivotas”
09:30 – 10:00 – Visita Forte de Sta. Catarina
10:00 – 11:00 – Percurso da Arte Nova no Bairro Novo, por Valdemar Ramalho
11:00 – 11:30 – Visita à Casa do Paço
11:30 – 12:00 – Porto de Honra
14:00 – 15:30 – Almoço comunitário, no Pescódromo de Lavos
Tarde: Vamos à pesca!
15:00 – 16:00 – Iniciação à pesca
16:00 – 17:00 – Visita às salinas de Lavos (Eco Museu do Sal)
17:00 – 18:00 – Degustação de “Enguias doces” e outras iguarias da D. Aldina.
As fotos do evento, gentilmente cedidas por Orlando – Capturas Digitais, aqui.

(trans)Formar – Nova Revista CFAE Beira Mar

logo CFAE corEstá já online a nova Revista CFAE Beira Mar (trans)formar, a qual, nesta primeira edição, contempla artigos originais de âmbito científico e pedagógico, disciplinar e transversal, de complemento curricular, bem como de cultura geral, direcionados para a formação contínua e a articulação de saberes. Para além de um espaço de reflexão, de partilha de ideias e de práticas, a Revista CFAE Beira Mar (trans)formar dará voz a todos os que com ela queiram colaborar, assumindo-se como mais um circuito comunicativo do CFAE Beira Mar, conjugado com os já existentes. 
Objetivos pedagógicos:

– Contribuir para a formação contínua dos docentes com assuntos e exemplos de práticas relevantes, mobilizáveis em contextos pedagógicos diversos.
– Dar a conhecer diferentes conceções pedagógicas e diferentes modos de fazer suscetíveis de ampliação do paradigma educacional de referência dos docentes.
– Divulgar boas práticas promotoras da melhoria do ensino e da aprendizagem e do desenvolvimento dos curricula.
Objetivos culturais e cívicos:
– Criar uma atitude de reflexão crítica sobre temáticas inter e transdisciplinares, essencial na formação de cidadãos informados e interventivos.
– Promover o diálogo e a partilha de ideias, saberes e experiências entre os docentes das diferentes unidades orgânicas associadas do CFAE Beira Mar, criadores de dinamismo cultural e cívico.
Objetivos informativos:
– Divulgar o Plano de formação e o Plano de atividades do CFAE Beira Mar.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén