Author: admin_tc

Atividade especial “À Descoberta de Montemor-o-Velho e de Tentúgal”

A atividade especial À Descoberta de Montemor-o-Velho e de Tentúgal, inscrita no Plano de Atividades do CFAE BM (Eixo 3 – Outras Atividades) é destinada às famílias dos docentes e não docentes do CFAE Beira Mar e constará de uma rota medieval, com recurso a áudio guia (Castelo), rota histórica (Centro Histórico da Vila), bem como uma rota pela arte da doçaria (Tentúgal).
Assim, durante um dia desfrutaremos de um percurso cultural e gastronómico sobretudo pedestre, apenas interrompido para o almoço… e outras degustações que a seu tempo serão desvendadas!…
O apoio é do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho e da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e este é o formulário de inscrição.
Toda a informação aqui.

Ações de formação 2016/17

formaçãoEstá já disponível, para consulta, o Plano de Formação 2016/17 do CFAE Beira Mar, revisto em 29.09.16 pelo Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica.

Plano nacional de formação contínua

mecO Ministério da Educação tem presente que a missão da Escola pública passa por garantir que todas as crianças e jovens têm acesso a aprendizagens que lhes permitem concluir a escolaridade – uma Escola que prepara com os saberes, as competências, as atitudes e os comportamentos necessários para a vida em sociedade.
No entanto, em Portugal mais de 150000 alunos ficam retidos em cada ano, no 2.º ano 10% dos alunos enfrentam uma primeira retenção, no 6.º ano e nas transições de ciclo (7.º e 10.º anos) a retenção duplicou nos últimos dois anos, 34,3% dos jovens com 15 anos foram já retidos pelo menos uma vez (na OCDE esta média é de 13%), o que, para além dos custos sociais, implica uma verba nunca inferior a 250 milhões de euros anuais ao Estado.

Read More

(trans)Formar – Nova Revista CFAE Beira Mar

logo CFAE corEstamos a preparar a nova Revista CFAE Beira Mar (trans)formar, cuja primeira edição estará pronta previsivelmente durante o próximo mês de janeiro, disponível online.
Estamos a trabalhar para que o conteúdo da Revista CFAE Beira Mar (trans)formar contemple artigos originais de âmbito científico e pedagógico, disciplinar e transversal, de complemento curricular e outros de cultura geral, direcionados para a formação contínua e a articulação de saberes. Para além de um espaço de reflexão, de partilha de ideias e de práticas, a Revista CFAE Beira Mar (trans)formar dará voz a todos os que com ela queiram colaborar, assumindo-se como mais um circuito comunicativo do CFAE Beira Mar, conjugado com os já existentes.
Objetivos pedagógicos:
– Contribuir para a formação contínua dos docentes com assuntos e exemplos de práticas relevantes, mobilizáveis em contextos pedagógicos diversos.
– Dar a conhecer diferentes conceções pedagógicas e diferentes modos de fazer suscetíveis de ampliação do paradigma educacional de referência dos docentes.
– Divulgar boas práticas promotoras da melhoria do ensino e da aprendizagem e do desenvolvimento dos curricula.
Objetivos culturais e cívicos:
– Criar uma atitude de reflexão crítica sobre temáticas inter e transdisciplinares, essencial na formação de cidadãos informados e interventivos.
– Promover o diálogo e a partilha de ideias, saberes e experiências entre os docentes das diferentes unidades orgânicas associadas do CFAE Beira Mar, criadores de dinamismo cultural e cívico.
Objetivos informativos:
– Divulgar o Plano de formação e o Plano de atividades do CFAE Beira Mar.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén